3º Forró dos Velhinhos

Portfólio:

Resumo do Projeto

Dona Gracinha circula com o projeto “Forró dos Velhinhos”
Shows em asilos levam cultura e alegria para diversas regiões do DF

Aos 74 anos de idade, Maria Vieira da Silva, a “Dona Gracinha da Sanfona” é uma mulher boa de prosa, seu maior prazer da vida é tocar. Com deficiência visual em um dos olhos e vítima de um acidente que lhe tirou uma perna, ela dá uma lição de vida em cada show e dedica sua vida a levar música e alegria a quem precisa.
Um de seus projetos – o “Forró dos Velhinhos” – chega à 3ª edição com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF e com a realização do Beco da Coruja Produções.  A estreia será no sábado, 9 de julho, no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho.
O projeto nasceu para incentivar a inclusão social do idoso e promover a expansão do acesso da pessoa com deficiência à produção cultural do DF. O objetivo é visitar os asilos públicos de diversas regiões do Distrito Federal para apresentações de forró, com muita música, animação e dança.
A ideia é simples, mas o resultado pode ser visto no sorriso ou nos olhos de cada pessoa que o projeto atinge. Os idosos se identificam muito com o show de Dona Gracinha, pois o repertório conta com serestas antigas, samba canção e chorinhos que fazem com que as lembranças das suas vidas sejam revisitadas por meio das músicas.
Nesta edição, houve a preocupação com acessibilidade nos asilos. Para os idosos com deficiência visual haverá uma áudiodescrição “que é a arte de transformar imagens em palavras abrindo uma janela para o mundo das pessoas com deficiência” explica Cássia Lemes, Coordenadora do projeto.
Todas as apresentações serão gratuitas e abertas à comunidade. As regiões contempladas com o projeto são Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho I e Plano Piloto.

Confira as imagens do projeto:

Skip to content