Festival de Orquestras Populares

De 6 a 8 de setembro

Área externa da Caixa Cultural Brasília

 

Brasília recebeu pela segunda vez o encontro da diversidade musical representada por grupos de grandes instrumentistas. O Festival de Orquestras Populares, foi realizado de 6 a 8 de setembro na Caixa Cultural Brasília, produzido pelo Beco da Coruja Produções com a curadoria do Maestro Fabiano Medeiros, promoveu um intercâmbio musical da riqueza e representatividade cultural do Brasil.

Uma oportunidade do público conhecer expressões contemporâneas de tradições populares brasileiras, inovações estéticas e performances cênico-musicais, comandadas por maestros com trabalhos reconhecidos mundialmente.  Inclusive, com a participação de grupos alinhados e comprometidos com a formação musical de jovens do DF.

Na programação, grupos que são referência no Brasil e no exterior, com repertórios expressivos na linguagem sonora instrumental, como Orquestra Popular do Recife (PE), Banda Mantiqueira (SP), Orquestra de Cavaquinhos de Brasília (DF), Funqquestra (DF),  Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), Orquestra Popular Marafreboi (DF), Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (BA), Banda Sinfônica de Sobradinho (DF) e Banda Arte Jovem da Ceilândia (DF). As apresentações foram gratuitas na área externa da CAIXA Cultural Brasília.

“A curadoria do festival reuniu orquestras das mais diversas partes do Brasil. Algumas destacam-se pela pesquisa e resgate da cultural popular e outras pelo virtuosismo de seus instrumentistas. O público terá acesso a um recorte importante dentro do segmento das orquestras instrumentais populares brasileiras”, comenta o curador do festival, maestro Fabiano Medeiros.  “Brasília tem um forte cenário instrumental, no qual as orquestras populares se inserem. Com a segunda edição do projeto, continuamos o caminho para consagrá-la no segmento e trazer outros grupos brasileiros para promover troca de experiências”, acrescenta.

Antecedendo a programação oficial, no dia 5 de setembro, foi realizada uma apresentação da Orquestra Popular Marafreboi no Teatro da Caixa para crianças com deficiência auditiva e visual e idosos com intérprete em libras e audiodescrição.

Na quarta, 06 de setembro, das 9h às 12h, foi realizada a RODA DE SABERES na Escola de Música de Brasília, com um bate-papo aberto sobre a vivência musical com os maestros:  Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz (BA); Fabiano Medeiros, da Orquestra Marafreboi (DF),  Ademir Araujo, o Formiga, da Orquestra Popular do Recife (PE) e  maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.  Durante a RODAS DE SABERES, foi lançado o livro “Arranjando Frevo de Rua”, do Maestro Marcos FM (PE).

Essa segunda edição do Festival de Orquestras Populares tem patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal, CAIXA e Governo Federal.