De 28 a 30 de agosto
Área Externa do Museu da República – Entrada Franca

Música ao ar livre para todas as idades. É o que propõe a primeira edição do Cerrado Jazz Festival, que reúne grandes artistas do jazz nacional e uma atração internacional de 28 a 30 de agosto, na área externa do Museu da República com entrada franca.

Entre os convidados, a cantora Rosa Passos (DF), Carlos Malta (RJ), Trio Corrente (SP), Alex Queiroz (DF), Pedro Martins (DF), Junior Ferreira e Victor Angeleas (DF). O festival traz ainda o pianista francês Laurent de Wilde.

A ideia é criar um espaço que possibilite a expressão do jazz em sua concepção mais genuína e incluir a Capital Federal no circuito nacional dos grandes festivais internacionais de jazz e música instrumental.

Idealizado e produzido pelo Beco da Coruja Produções com a co-produção do Cena Contemporânea e patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, o Cerrado Jazz Festival abre na sexta-feira (28) com o contrabaixista Alex Queiroz, um dos mais conceituados músicos de Brasília. No show preparado para o festival, ele apresenta uma mescla composições próprias e músicas do novo trabalho Aos Mestres Salas, seleção de músicas de Cartola e Nelson Cavaquinho arranjadas para quarteto jazzístico. Na formação liderada por Alex, o baterista Allen Pontes, o pianista Flávio Silva e o saxofonista Carlos Cárdenas.

A noite de abertura segue com Laurent de Wilde e seu Power Trio, atração internacional que se apresenta com apoio da Embaixada da França. O pianista francês apresenta no Brasil, pela primeira vez, o repertório do aclamado álbum de jazz “Over The Clouds”, além de outras composições. Lançado em 2012, este disco presta homenagem a Duke Ellington e o mestre do afrobeat Fela Kuti através de melodias intimistas repletas de paz interior.

No sábado (29), a noite será aberta pelo Duo Junior Ferreira e Victor Angeleas. A combinação inovadora entre o acordeom de Ferreira e o bandolim de Angeleas proporciona uma sonoridade inusitada e reflete a originalidade da cultura brasileira.

De São Paulo, vem a atração seguinte. O Trio Corrente é ganhador do Grammy Award e do Latin Grammy em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum Latin Jazz. Formado por Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, o trio vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de um crescente repertório autoral.

Quem encerra a noite de sábado (29) é Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento, é multinstrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, dono de um estilo totalmente original e criativo. No palco, Malta (sax e flauta), acompanhado por André Siqueira (guitarra), Augusto Mattoso (baixo) e Di Steffano (bateria), promete uma mistura de sons e músicas: os afro-sambas de Baden & Vinícius e sucessos de Elis Regina.

No domingo (30), último dia, a noite começa com o jovem guitarrista brasiliense Pedro Martins, que acaba de conquistar o prêmio de melhor guitarrista solo no 49th Montreux Jazz Festival, na Suíça. O festival será encerrado com Rosa Passos, uma das mais internacionais cantoras brasileiras, reconhecida em países como Espanha, Japão, China e Estados Unidos e conceituada no circuito mundial de jazz.

Programação
Sexta – feira: 28 de agosto de 2015

22h Alex Queiroz Quarteto
23h30 Laurent de Wilde e Power Trio

Sábado: 29 de agosto de 2015

22h Junior Ferreira e Victor Angeleas
23:30min Trio Corrente
01h Carlos Malta Quarteto

Domingo: 30 de agosto de 2015

19h Pedro Martins
20:30h Rosa Passos