O compositor, maestro e produtor musical Flávio Fonseca e a escritora Aglaia Souza juntaram seus talentos na concepção do CD O SOM DA POESIA.

De longa data colecionando parcerias, Flávio e Aglaia selecionaram para este disco músicas de todas as suas fases de criação. Assim, há no repertório canções compostas há décadas, lado a lado com peças mais recentes, e até uma feita especialmente para o disco.

Por exemplo, “Velho Tema”, composta quando Flávio tinha 13 anos de idade, e até hoje uma das suas músicas mais executadas e gravadas, recebeu um arranjo vocal original, dando-lhe uma cara renovada. No outro extremo da linha cronológica, a recém saída do forno “Temporalidade” mescla uma levada quase frevo com improvisos atonais e a participação especialíssima da cantora Marianna Leporace.

Por falar em participações, o disco conta também com a presença do Grupo Takto na faixa “Transformação”, na qual o flautista Sérgio Morais faz a primeira gravação da primeira flauta contrabaixo do Brasil. Na faixa “Ainda” a jovem cantora Clara Pancieri registra sua voz adolescente, e no fado “Rastro” o duo Junior Ferreira (acordeon) e Victor Angeleas (bandolim) realizam um instigante diálogo melódico.

E não só de participações especiais é construído O Som da Poesia. Toda a banda é de primeiro time: José Cabrera (teclados), Paulo André Tavares (guitarra), Oswaldo Amorim (baixos), Amaro Vaz (bateria), Moisés Alves (trompete), Ademir Júnior (saxes), Leander Motta (percussões), além de clarineta, trompas, back-vocal, uma orquestra com doze cordas (violinos, violas, violoncelos), e o próprio Flávio nos violões e arranjos.

Confira alguns registros da gravação do disco e do projeto: