A cantora, compositora e violonista Rosa Passos lançou o 16º de sua carreira, pela Biscoito Fino, espelhando-se no repertório de uma das grandes vozes da música brasileira, a “Divina” Elizeth Cardoso. E o titulo “É Luxo Só” casa perfeitamente com o novo projeto, seja pelas interpretações, os arranjos, pelo acompanhamento ou pela escolha das canções.

Rosa, cuja carreira sempre ascendente valeu-lhe elogios do também baiano João Gilberto, já conquistou plateias nos Estados Unidos, Europa e Japão com interpretações onde o apuro técnico se soma ao bom gosto e ao fraseado musical que lhe rende admiradores exigentes.

A escolha deste repertório levou cerca de dois meses, nos quais Rosa seguiu os passos de Elizeth em busca de marcas definitivas na carreira da “Divina”. O álbum começa com a vibrante “Olhos Verdes”, (Vicente Paiva), em um arranjo que faz o trio formado por Lula Galvão (violão), Jorge Helder (baixo) e Rafael Barata (bateria) se multiplicar de forma surpreendente. Já “O Amor e a Rosa” (Antonio Maria) e “Último desejo” (Noel Rosa) trazem Rosa para um andamento mais tranquilo, no qual ela passeia sua interpretação intimista e serena.

“Palhaçada” (Haroldo Barbosa e Luiz Reis) devolve ao repertório o balanço que Rosa imprime em levadas mais rápidas, mas imediatamente alterna o clima para “Acontece” (Cartola), onde dialoga delicadamente com violão de Lula Galvão.

A filosófica “Diz que fui por aí” (Zé Kéti) e “Saia do Caminho” (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy) falam de amor sob óticas distintas mas sempre lapidadas pelo suingue elegante de Rosa, que contou com dois “padrinhos” para avalizar suas escolhas: Hermínio Bello de Carvalho e Sérgio Cabral. “Três apitos”, um clássico dos clássicos de Noel Rosa, permite à cantora uma interpretação quase sussurrada, onde Rosa coloca todo seu talento na precisão melódica e na divisão nada ortodoxa. E este belíssimo. “É Luxo Só” (Ary Barroso e Luiz Peixoto) dá nome ao CD e integra, de maneira admirável, a intérprete e os músicos que a acompanham.

Faixas

01 Olhos Verdes
Autores: Vicente Paiva

02 As Rosas Não Falam
Autores: Cartola

03 O Amor e a Rosa
Autores: Pernambuco/Antonio Maria

04 Último Desejo
Autores: Noel Rosa

05 Palhaçada
Autores: Haroldo Barbosa/Luis Reis

06 Acontece
Autores: Cartola

07 Diz Que Fui Por Aí
Autores: Zé Ketti/ H.Rocha

08 Saia Do Caminho
Autores: Custódio Mesquita/Ewaldo Ruy

09 Três Apitos
Autores: Noel Rosa

10 É Luxo Só
Autores: Ary Barroso/Luis Peixoto

Ouça a cantora Rosa Passos em É Luxo Só.